Google+
02.jpg

Seminário discute as OSCs no cenário atual

by @administracao on 23/01/2020

Organizações Sociais da Sociedade Civil (OSCs) no Cenário atual, Agenda 2030 e desenvolvimento sustentável’

A Casa Pequeno Davi em parceria com outras organizações sociais (United Purpose, Instituto Frei Beda de Desenvolvimento Social, ONG Menina Feliz), a Rede de Educação Cidadã com cofinaciamento da União Europeia, estará promovendo através do Projeto: ‘Incidência em Rede nas Políticas Públicas no NE’, o Seminário ‘Organizações Sociais da Sociedade Civil (OSCs) no Cenário atual, Agenda 2030 e desenvolvimento sustentável’.

O evento acontece nesta sexta, 24 de janeiro, a partir das 9h, no Hardman Praia Hotel em Manaíra – João Pessoa. Estão sendo convidados/as representantes de OSCS da PB e de mais 06 estados do NE. O seminário terá assessoria de Claudio Fernandes – Economista da Organização Social – GESTOS de Recife/PE.

O seminário abordará temas que convergem atualmente para a reflexão das Organizações Sociais da Sociedade Civil, considerando o contexto atual no Brasil e no mundo, desafios, estratégias de superação para as adversidades atuais e recomendações para as oportunidades que surgem.  Apresentará uma compreensão, inter-relacionando os temas: tecendo um contexto entre OSC no Brasil, Agenda 2030 e sustentabilidade organizacional e terá roda de diálogo para aprofundar reflexões sobre quatro temas orientadores: oferta da organização (contribuição), demandas, os valores almejados pelas organizações e a sustentabilidade econômica para a transformação social.

O Seminário aprofundará as discussões à luz das diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento  Sustentáveis (ODS) para o Milênio e da Agenda 2030. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU),  a “Agenda é um plano de ação para as pessoas e para o planeta. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. Reconhecemos que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável”.

Ainda para a ONU, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas desta Agenda universal buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

O seminário tem o foco na direção de aprofundar sobre três desses objetivos: igualdade de gênero (ODS 5); erradicar a pobreza (ODS 1) e mudança climática (ODS 13).

Previous post:

Next post:

Google+