Google+
12.jpg

Projeto realiza diagnóstico da situação da infância em João Pessoa

by @administracao on 15/09/2018

‘Conhecer para Proteger’
O projeto ‘Conhecer para Proteger’ é uma propositura da Casa Pequeno Davi que tem como objetivo promover o primeiro diagnóstico municipal da situação da infância da capital paraibana. Uma pesquisa desenvolvida com aprovação e participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Rede de Proteção de João Pessoa.

A motivação se deu pelo desejo comum dos Conselho Municipal dos Direitos e de toda a rede de proteção a criança e ao adolescente de ter dados científicos a respeito da situação da infância e adolescência considerando os vários aspectos, na questão da saúde, educação, assistência e demais políticas publicas.

De acordo com a coordenação do projeto, espera-se que realização do diagnóstico apresente uma situação real de crianças e adolescentes de João Pessoa visibilizada para os poderes públicos, organizações da sociedade civil, bem como sociedade em geral, na perspectiva de uma melhoria da proteção social e potencialização de recursos públicos que possam estar atendendo as necessidades e garantia dos direitos desse público. Espera-se, com o diagnóstico, apontar a situação da criança e do adolescente do município, as potencialidades e fragilidades das políticas, situação de violências e quais as maiores violências sofridas pelo público.


O projeto tem o apoio financeiro do Fundo municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através do Itaú Social, e está sendo acompanhado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pela Rede de Proteção do município, composta por várias instituições governamentais e não governamentais que atua na área da infância e adolescência.

Conhecer a realidade é o primeiro passo para investir em mudanças, avaliar o que vai bem e/ou pode melhorar. Nessa perspectiva o diagnóstico tem uma importância grandiosa considerando que vai contribuir para o reconhecimento da situação da infância e adolescência no município de João Pessoa, para uma presença ativa e estruturada de atores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) nos espaços de proposição de políticas sociais e para um maior envolvimento da população na exigibilidade pela qualidade de vida e proteção de crianças e adolescentes.

Previous post:

Next post:

Google+