top of page

Capacitação sobre justiça restaurativa

A capacitação é destinada às/aos técnicos/as e educadoras/es dos CREAS de João Pessoa



Como uma das ações do projeto que responde ao edital do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Casa Pequeno Davi executa o projeto ‘Adolescentes em medidas sócio educativas - ações de inclusão e cidadania para o bem viver’.

Dentre as ações do projeto está a realização de um Curso de capacitação sobre Justiça Restaurativa para os técnicos e educadores dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de João Pessoa.


“A justiça restaurativa é uma filosofia, um modo de enxergar os relacionamentos e os conflitos como algo natural, da nossa natureza humana, mas que precisa de uma atenção as nossas necessidades enquanto seres humanos, enquanto sociedade para que a gente possa encontrar soluções, ações positivas, ou seja, que a gente se responsabilize pelos conflitos, que a gente possa encontrar uma forma compartilhada de lidar com eles e principalmente de reparar os danos”, explicou Vitória Cherfên, umas das instrutoras e facilitadoras da capacitação.


De acordo com Vitória, sua participação será com objetivo de falar da filosofia da justiça restaurativa e formar as/os participantes como facilitadoras/es de círculos para que possam levar a metodologia de diálogo e pacificação para os espaços onde atuação.


“Geralmente a justiça restaurativa vem como um contraponto ao modelo de justiça que é mais punitivo, que a gente se preocupa mais com o culpado, com a punição que ele vai ter, do que com as necessidades das pessoas que foram afetadas pelo conflito”, disse, Vitória. E acrescentou que “o olhar da justiça restaurativa é pensar quem foram as pessoas envolvidas na situação, o que elas precisam para reparar os danos que esse conflito causou?”


Existem muitas formas de viver a justiça restaurativa, mas a capacitação destinada às/aos técnicos/as e educadores/as dos CREAS vai focar em uma das metodologias que é o círculo de construção de paz.


O circulo de construção de paz é uma reunião de pessoas para construir e fortalecer relacionamentos. Pode ser trabalhado com temas específicos que é conduzido por um facilitador ou facilitadora formado/a. E o maior objetivo dos círculos é que todas as pessoas tenham oportunidade de fala e escuta, ou seja, o círculo compartilha poder porque todas as pessoas têm a mesma oportunidade de socializar sua história.

A capacitação de 40hs vai trabalhar o tema como uma forma de potencializar a ação dos CREAS e aperfeiçoar a ação voltada aos adolescentes em cumprimento de medidas sócio educativas.

A Casa Pequeno Davi que tem como missão a defesa de direitos humanos de crianças e adolescentes acredita que potencializando as ações do serviço, no caso dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social, que atende adolescentes em cumprimento de medidas sócio educativas em meio aberto, está correspondendo ao desejo de que estes adolescentes tenham seus direitos garantidos, fazendo valer sua missão.


“Um olhar humanizado e de restauração de vidas é imprescindível pra que alterar a vida destes adolescentes”, afirma Valéria Simões, coordenadora de projetos da Casa Pequeno Davi.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page