LINGUAGENS

  • Artes visuais: as crianças e adolescentes dialogam com as diversas formas de expressão – pintura, escultura, etc.

  • Dança: através da dança as crianças trabalham elementos como a expressão corporal e a desinibição.

  • Esporte e recreação: Espaço trabalhado como um complemento à educação, especialmente como forma de integração entre as crianças e adolescentes.

  • Formação humana: perpassa todas as linguagens para que crianças e adolescentes discutam e reflitam sobre vários temas transversais à questão dos direitos humanos e da cidadania.

  • Letramento digital: espaço em que todas as crianças e adolescentes das várias linguagens têm acesso.

  • Letramento: atividade para as crianças desenvolverem a leitura e as linguagens escrita e oral, além de trabalhar elementos lúdicos que auxiliam na aprendizagem como os jogos pedagógicos.

  • Mediação de leitura: espaço para trabalhar as dificuldades com a leitura e ter contato com o mundo mágico dos livros, da literatura.

  • Musicalização: as crianças trabalham as habilidades e descobrem vocações para os instrumentos musicais.

 

  • Teatro: A linguagem do teatro permite uma experiência artística multiss0ensorial que propõe uma relação entre composições ficcionais através de tempos, espaços e expressões vocais e corporais. Os processos de criação perpassam por construções coletivas e/ou colaborativas que são estimuladas através de atuações, encenações, jogos e improvisações entre as possibilidades estéticas da linguagem.