top of page

Campanha contra o Trabalho Infantil


O dia 12 de junho é reconhecido como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Essa data foi estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de combater o trabalho infantil em todo o mundo.


O mote da campanha desse ano - “Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil” - propõe um chamado à sociedade para erradicar o trabalho infantil, observando que a proteção à infância é fundamental tanto para o enfrentamento do trabalho infantil, como para o florescimento das potencialidades de crianças e adolescentes. (FNPETI)

O trabalho infantil é uma questão global que afeta milhões de crianças em diversos países e setores. Ele impede o pleno desenvolvimento físico, emocional, social e educacional das crianças, além de violar seus direitos humanos.


O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil busca sensibilizar governos, organizações, comunidades e indivíduos sobre a necessidade de tomar medidas para eliminar essa prática e garantir que todas as crianças possam desfrutar de uma infância saudável, segura e livre de exploração.


Durante essa data, são realizadas campanhas de conscientização, eventos e atividades em todo o mundo, visando informar as pessoas sobre os danos causados pelo trabalho infantil e promover ações efetivas para combatê-lo.


O objetivo é mobilizar a sociedade civil, governos, empresas e outras instituições a trabalharem juntos para erradicar o trabalho infantil e garantir o direito das crianças à educação, proteção e bem-estar.


É importante destacar que o combate ao trabalho infantil é um esforço contínuo que deve ser realizado ao longo do ano. Além de apoiar as iniciativas do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, é fundamental que as políticas públicas sejam implementadas e fortalecidas, as leis sejam cumpridas e as comunidades se mobilizem para proteger as crianças e oferecer oportunidades de educação e desenvolvimento saudável.



34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page