Buscar
  • joelma633

Encontro regional que debate Lei de Incentivo à Cultura


A Casa Pequeno Davi apoia o II Encontro de Marketing Criativo & Sustentabilidade teve sua primeira edição realizada em 2017 na Paraíba.


O encontro ocorre em 2 dias, online, debatendo a disseminação e o uso dos mecanismos de incentivo à cultura e a profissionalização do setor cultural e criativo do Nordeste no tocante as práticas de captação de recursos com esses mecanismos. Temas sobre a LIC – Lei de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet), Posicionamento de Marca no Patrocínio Cultural, a Captação Humanizada de Recursos e as Novas Economias serão tratados por nomes convidados com competência no assunto.


Este encontro surge para incentivar a área criativa, cultural, ambiental e social a desenvolver sua profissionalização, técnicas, acesso à informação e captação de recursos junto a investidores de impacto social.


O objetivo é propor novas, modernas e criativas soluções para expor e posicionar as marcas apoiadoras e investidoras discutindo o fazer de Campanhas de Marketing Cultural com o benefício da isenção fiscal, através da Lei de Incentivo à Cultura, gerando também renda e trabalho para o setor artístico e cultural. Segundo o realizador do evento, o produtor cultural Gerson Abrantes, “é possível fazer um marketing criativo de forma sustentável de forma a desenhar projetos de impacto social e cultural que irão elevar o nível de absorção da marca patrocinadora, gerando renda e trabalho para muita gente”. Programação Confirmada (em atualização): Dia 01 (26/05): 10h - Painel de Abertura | Panorama da Lei de incentivo à Cultura - Com Gerson Abrantes (PB) e Carmem Ajala (SP) 11h - Palestra | Responsabilidade Social de Empresas e Marcas - com Denise Gadelha (PB) 12h ás 14h - Intervalo com Programação Cultural // Feira Paraíba Cultural - Ambiente Virtual 14h - 1ª rodada de Pitchs Criativos 15h - Show Solidário

Dia 02 (27/05): 10h - Palestra Agregando valor à marca através da arte - Com Láuriston Pinheiro (PB) 11h - Palestra | Retorno ao patrocinador em eventos online - com Flávio Nardelli (Arte em Curso / DF) 12h ás 14h - Intervalo com Programação Cultural 14h - 2ª rodada de Pitchs Criativos 15h - Show Solidário de Encerramento

Currículo dos palestrantes: Láuriston Pinheiro:


Paraibano, publicitário e captador de recursos, Lauriston Pinheiro atua no mercado publicitário desde 1987. Foi Gerente de Marketing da TV Cabo Branco (afiliada da Rede Globo na Paraíba) no período de março de 1995 até fevereiro de 2015, onde desenvolveu diversos eventos e atividades ligadas à música e à cultura, como gestor e desenvolvedor de novos negócios. De 2015 até o presente, segue como sócio-gerente da TC Comunicação e Marketing, proponente deste projeto. Mantém como atividade amadora a de colecionador de gravuras em papel e de obras literárias nacionais, incluindo nesta categoria o poeta paraibano Augusto dos Anjos. Neste projeto assume o papel de Coordenador, rubrica remunerada.



Denise Gadelha:


Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1992), Especialista em Gestão Hospitalar pela Universidade São Camilo/RJ, Mestre em Marketing pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFPB. Atualmente é Professora Assistente de Marketing e de Turismo na Universidade Federal da Paraíba (20hs); Diretora de Articulação Institucional da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP) e consultora do SEBRAE-PB. Tem experiência nas áreas de Administração de Marketing, Inovação, Sustentabilidade e Turismo. Coordenou o NAGI/PB (Núcleo de Gestão da Inovação) da FINEP


Carmen Ajala


Gestora cultural, parecerista na Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Ministério do Turismo), co-fundadora do coletivo Nanquim Cultura e Arte, executou várias ações de formação em elaboração de projetos culturais e prestação de contas, como o Projeto Acesso Livre e “Festival de Arte Pela Paz“ em Indaiatuba / SP, Quilombo Caçandoca em Ubatuba / SP, no Instituto Tadeu José de Moraes na cidade de Suzano / SP, entre outros.



Flávio Nardelli


CEO da Arte em Curso empresa referência em elaboração e aprovação de projetos culturais via leis de incentivo e editais.

Criador do curso Viver de Arte, que já ensinou mais de 1.200 alunos a elaborar e captar recursos para projetos próprios. Em 2020 atingiu o marco de mais de R$28 milhões captados por alunos e clientes para projetos próprios através do método Viver de Arte!

Flávio é artista e produtor cultural e atua mais de 15 anos no mercado cultural. Empreende na economia criativa a mais de uma década e em 2020 começou a atuar como infoprodutor ensinando artistas e produtores culturais do país inteiro a viverem de arte difundindo todo o conhecimento e experiência que adquiriu ao longo desses anos!


Gerson Abrantes


Paraibano, produtor cultural, músico e videomaker, Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, co-fundador da Parahybólica Cultural, produtora que atua há 08 anos na cidade de João Pessoa / PB com projetos culturais e eventos de música, teatro e encontros. Trabalha com desenvolvimento de conteúdo em vídeo para internet, campanhas de divulgação e projetos de marketing cultural e produção de eventos para editais e leis de incentivo, atendendo a marcas e produtores. Especializa-se na área de Elaboração de Projetos e Gestão e Captação de Recursos para o terceiro setor, Impacto Social e Economia Criativa. Está no Caminho do Conhecimento para tornar-se um multiplicador do Dragon Dreaming, Design de Projetos Colaborativos, método incentivado pela ONU.


Este projeto é realizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020.

Com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e o Governo do Estado da Paraíba

EDITAL Nº 11/2020 - EDITAL CHIQUINHA MOURÃO

Paraíba, Abril de 2021.






12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo