top of page

Escadaria do Roger: um ponto de saber

Por meio do Fundo Construa um Mundo do Brincar Brasil, a Casa Pequeno Davi propõe projeto de revitalização e intervenção artística na escadaria do Roger


A Casa Pequeno Davi por meio do ‘Fundo Construa um Mundo do Brincar Brasil’ vai implementar um projeto de revitalização e intervenção artística por meio de pintura e aplicação de azulejos na escadaria que liga o baixo e alto Roger, um espaço de passagem diária de centenas de pessoas. O objetivo do projeto é transformar a escadaria, ou seja, um espaço público em um espaço de saber para a comunidade, além de possibilitar um bem durável, visualmente agradável e que trará melhor qualidade de vida, maior visibilidade, atenção e beleza para a comunidade e suas crianças e adolescentes.

Reunião com representantes apoiadores/as e financiadores/as


“Subir ou descer a escadaria do jeito que está não é algo prazeroso ou estimulante, é apenas necessário. Ao transformá-la em espaço de arte e saber, a Casa Pequeno Davi materializa um resultado de suas ações que ao longo de seus 38 anos vem fazendo a mudança para a comunidade do Roger e entorno”, explica sobre o impacto do projeto, a coordenadora do Projeto, Sandra Belê.

O projeto será executado com a participação de alguns profissionais da Casa Pequeno Davi, além de pessoas da comunidade, que moram no entorno da escadaria. A ideia é que antes do início das atividades de reforma e intervenção na escadaria, toda a comunidade tenha conhecimento para se apropriar e abraçar o projeto. A ideia é que antes de iniciarmos qualquer atividade no local de reforma, toda a comunidade fique sabendo do que irá acontecer e chegue junto para ser parceira.


Reunião da equipe da Casa com representantes da comunidade


Desafios para a implementação do Projeto


O primeiro desafio para o início da implementação é acessar órgão responsável por liberar o documento que autoriza qualquer intervenção no espaço público. “Precisamos de um documento de autorização da prefeitura Municipal, porém, como o projeto é algo muito novo para a cidade, tem sido um desafio entender qual é o órgão responsável por tal liberação”, afirma Sandra.


Outro desafio, mas que estimula a realização, está na idealização de um projeto artístico que seja representativo para a comunidade, mas também que vire um ponto de saber interativo para crianças.


Sobre o Fundo Construa um Mundo do Brincar Brasil


Com o apoio da ChangeX e patrocínio da Fundação LEGO, o Fundo Construa um Mundo do Brincar Brasil é destinado a organizações da sociedade civil registradas em todo o Brasil e visa iniciar novos projetos que criem oportunidades de aprendizagem através do brincar em suas comunidades.


Após o cadastro da Casa Pequeno Davi no site da ChangeX e seguido o passo-a-passo sugerido, a ideia foi aprovada para a liberação dos recursos. Foi um processo interativo, vivenciado através de uma gincana, ou seja, através do brincar com prazo de até 30 dias para a realização dos desafios.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page