top of page
joelma633

Programa Missão em Foco conclui cinco anos de apoio à Casa Pequeno Davi

Durante cinco anos, a Casa Pequeno Davi foi contemplada com o Programa Missão em Foco, apoiado pelo Itaú Social. O Programa teve como objetivo disponibilizar recursos de forma a contribuir para estabilidade, crescimento e gestão das organizações, visando à ampliação do seu impacto social no território em que estão inseridas, comprometidas com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

 


 

Após um processo de seleção pela Fundação Itaú Social, que passou pelas seguintes etapas: Entrevista, preenchimento de um formulário e visita técnica, juntamente com organizações das cinco regiões do país foi selecionada para participar do Programa Missão em Foco 2019.

 

No período de implementação do Programa, a Casa Pequeno Davi trabalhou vários aspectos com foco no desenvolvimento institucional, como o Projeto Político Pedagógico, o Plano de Monitoramento e Avaliação, o Plano de Comunicação, o Plano de Captação de Recursos entre outros instrumentos focados no fortalecimento institucional.

 

Além das consultorias para elaboração dos planos, a Casa Pequeno Davi alcançou vários avanços na avaliação da equipe, a exemplo do investimento em reformas do espaço físico, entre eles o Polo de Comunicação, além dos intercâmbios com outras organizações, (Beradêro, Pisada do Sertão, Bem TV, Verde Vida, Ong GIRAL - Desenvolvimento Humano e Local  e Instituto Maná do Céu Para os Povos) para troca de experiências do fazer metodológico e administrativo.

 



Avanços e Conquistas por meio do Programa da Casa Pequeno Davi

 A CPD tem experimentado avanços significativos em várias áreas, refletindo o compromisso contínuo com o desenvolvimento e o bem-estar das crianças e adolescentes atendidos. Destacam-se como principais resultados alcançados ao longo de cinco anos:


Visão compartilhada da instituição

Um dos avanços mais notáveis foi a consolidação de uma visão compartilhada entre todos os membros da CPD. Essa unidade de propósito tem sido fundamental para alinhar as ações e fortalecer o compromisso com a missão da instituição.


Para Luciana Cândido, da coordenação de projetos, participar do Programa Missão em Foco oportunizou enxergar de modo integral a Casa Pequeno Davi, garantindo o entendimento coletivo da missão, valores e causa da Organização. Fortaleceu a Organização nos seguintes aspectos: pedagógico, financeiro e administrativo. 

 

“Saber caminhar olhando as potencialidades e as valorizando e ao mesmo tempo percebendo as fragilidades, buscando estratégias coletivas para superações”, avaliou Luciana.

 

Melhoria da infraestrutura

A CPD investiu na melhoria de sua infraestrutura, com destaque para a criação de um Polo de Comunicação. Esse espaço é crucial para promover a visibilidade das ações da Organização instituição e para a formação humana, cidadã e comunicacional de crianças e adolescentes.




 

Utilização dos espaços reformados e novos

Os espaços que passaram por reformas e as novas áreas construídas, a ampliação do jardim, a reforma do estúdio de audiovisual e a construção do estúdio de áudio, que com o estúdio de podcast e videocast compõem o Polo de Comunicação, estão sendo ativamente utilizados pelas crianças e adolescentes, proporcionando ambientes mais seguros e acolhedores que contribuem para o desenvolvimento de suas atividades.



 

Monitoramento das ações e capacitação da equipe

A Casa Pequeno Davi tem dedicado as terças-feiras para avaliar, planejar e capacitar sua equipe profissional. Esse tempo reservado para reflexão e desenvolvimento tem sido extremamente poderoso, permitindo que a equipe visualize suas práticas e siga em frente com ainda mais clareza e propósito.

 

Estratégias para captação de recursos

As estratégias de captação de recursos tem sido repensadas a partir do Plano de Captação de Recursos (elaboração de projetos e planos de trabalho, articulação de parcerias, vendas sociais de produtos, campanhas de doação, entre outras), elaborado com apoio da consultoria viabilizada nas ações do Programa permitindo a continuidade das atividades e ações instituições, independente dos desafios.

 

Acúmulo de conhecimento e capacitação

Os processos formativos proporcionados pelo Programa Missão em Foco (vivências e formações em educação socioemocional, metodologias participativas) foram fundamentais para o acúmulo de conhecimento da equipe. Esses aprendizados não só reforçaram as competências dos/as profissionais como também contribuíram para uma atuação mais eficaz e consciente.



 

Construção coletiva de planos

A construção coletiva de planos, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Plano Político Pedagógico (PPP), Plano de Comunicação (PC), Plano de Mobilização de Recursos (PMR) e Plano de Monitoramento e Avaliação (PMA), foi um marco importante. Esses documentos refletem a participação ativa de todos os setores da instituição e servem como guias estratégicos para as ações futuras da instituição.

 


Metodologia de Educação Popular

A Casa Pequeno Davi também avançou na implementação de recursos metodológicos da educação popular (olhar a realidade, aprofundar a realidade e propor ações para mudar a realidade), especialmente na proposta de educação socioemocional (vivencias de autocuidado, valorização da diversidade, empatia e respeito). Essa abordagem fortalece o trabalho com as crianças e adolescentes, promovendo o desenvolvimento integral e o bem-estar emocional.

 

Articulação e intercâmbios

A articulação com outras organizações e a participação em intercâmbios foram fundamentais para que a CPD pudesse se enxergar de forma mais precisa. A partir desses encontros, foi possível compreender melhor as fragilidades e potencialidades da Organização, fortalecendo ainda mais o trabalho realizado.

Esses avanços são frutos de um trabalho coletivo e comprometido, que visa sempre o melhor para as crianças e adolescentes, familiares e a comunidade dos territórios atendidos pela Casa Pequeno Davi.




 Ao refletir sobre os impactos do Programa Missão em Foco na Casa Pequeno Davi, Sandra Belê, coordenadora do Polo de Comunicação, destacou a importância dessa iniciativa para a instituição. Suas palavras capturam o profundo impacto que o Programa teve na consolidação e no fortalecimento da organização, alinhando os esforços internos com as reais necessidades da comunidade. Segundo ela, o Programa não apenas aprimorou a estrutura interna, mas também reforçou a consciência coletiva sobre a força e a relevância da organização no combate às violências que afetam crianças e adolescentes.


 

“Pra mim o Programa Missão em Foco foi um grande presente pra Casa Pequeno Davi. Ele nos estimulou e ajudou a fortalecermos nossa organização interna. Afinou nossos olhares para as reais necessidades da organização, e para percebermos o quanto somos fortes e necessários no enfrentamento às violências que atingem nas crianças e adolescentes”, afirmou Sandra.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

34 anos do ECA

Comentarios


bottom of page