top of page

Projeto Arte e Cultura nas Periferias recebe votos de aplauso

  • joelma633
  • há 7 minutos
  • 2 min de leitura

Projeto Arte e Cultura nas Periferias recebe votos de aplauso como iniciativa que transforma territórios

ree

Nesta quarta-feira, 26 de novembro, a Câmara Municipal de João Pessoa concedeu, em Sessão Especial, votos de Aplauso ao Projeto Arte e Cultura nas Periferias, juntamente com outras experiências exitosas desenvolvidas em territórios periféricos da capital paraibana. A homenagem reafirma a importância de valorizar iniciativas que, por meio da arte, da educação e da organização comunitária, fortalecem identidades e ampliam oportunidades.


A Sessão Especial, em alusão ao Dia da Consciência Negra, foi uma propositura da vereadora Jailma Carvalho no intuito de debater e valorizar as culturas periféricas e práticas exitosas na Câmara de João Pessoa.


A homenagem destaca o papel transformador do projeto, que vem ampliando o acesso à arte, incentivando a formação artística e valorizando talentos locais por meio de oficinas, apresentações, vivências culturais e ações educativas. Atuando diretamente em territórios muitas vezes invisibilizados, a iniciativa tem se consolidado como um importante instrumento de inclusão social e de construção de novas perspectivas para crianças, jovens e adultos.

ree

Ao conceder os Votos de Aplauso, a Câmara reforça a relevância de iniciativas que ampliam o direito à cultura e contribuem para o desenvolvimento humano, social e comunitário. O reconhecimento também valoriza o compromisso de artistas, educadores, lideranças comunitárias e parceiros que mantêm viva a potência criativa das periferias de João Pessoa.


Para o coordenador Projeto, Miguel Segundo, o reconhecimento da Câmara, junto as outras iniciativas extremamente importantes, fortalece nosso compromisso com o impacto social positivo e a defesa dos direitos humanos, mas também a necessidade de continuar propondo e executando modelos de trabalho que contribuam com a criação e efetivação de políticas públicas que garantam o acesso a arte e a cultura produzida na periferia, valorizando seus saberes e fazeres de modo coletivo, colaborativo e participativo.


"Boa parte das manifestações artísticas e culturais que constroem a identidade do nosso país e do nosso estado, foram criadas e se mantém em territórios periféricos, a partir da resistência e esforços de comunidades majoritariamente negras e indígenas, constroem a nossa identidade como povo e, por isso, devem ser vistas como a potência que são e devem receber suporte e aporte dos poderes públicos", afirmou Miguel. 

ree

ree

O Projeto é executado pela Casa Pequeno Davi, com apoio da Associação Cultural Agrícola dos Jovens Ambientalistas da Paraíba (Acajaman-PB) e financiamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD).


 
 
 

Comentários


Entre em contato conosco através do whatsapp
bottom of page