
O Carnaval é uma festa de alegria, música e cultura, mas também é um momento que exige atenção e responsabilidade. Crianças e adolescentes têm o direito de brincar e se divertir em um ambiente seguro, protegido de qualquer forma de violência, exploração ou negligência.
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária", artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Então, é dever de todas/os garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados. Fique atenta/o, denuncie qualquer situação de risco e contribua para um Carnaval mais seguro e inclusivo.

A Casa Pequeno Davi reforça o compromisso com a proteção da infância e adolescência e convida todos a fazerem o mesmo. Vamos juntos construir um Carnaval de respeito, cuidado e alegria para todas/os, especialmente para as crianças e adolescentes.
Para denunciar qualquer violação de direitos Disque 100 ou procure o Conselho Tutelar, delegacias. E para crimes na Internet: denuncie.org.br.
Sobre a Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval - Faça parte do Bloco da Proteção!
As Redes Nacionais de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes convidam sociedade, governos, prefeituras, conselhos estaduais e municipais, organizações não governamentais, setor privado e equipamentos de proteção a aderirem à Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval de 2025.
A campanha relançada segue o mote de 2023. Com o slogan “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes” a campanha aborda principalmente: o Enfrentamento à Violência Sexual, com ênfase na Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; e o Combate ao Trabalho Infantil. Também apresenta orientações e alertas sobre: a prevenção e fiscalização sobre a venda e uso de álcool por crianças e adolescentes; o estímulo à identificação e notificação do desaparecimento de crianças de forma rápida; e ainda o chamamento pela vacinação de crianças para curtirem a folia de forma segura e protegida.
Os materiais da campanha estão disponíveis no site da Ação Nacional “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, campanha permanente de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, para ampla utilização e divulgação pelos parceiros interessados em contribuir com a campanha.
Estão disponíveis para download diversos materiais de comunicação, entre peças para conscientização em festividades, peças para aplicação externa e em estabelecimentos, banners para redes sociais, materiais educativos para utilização em sala de aula com crianças e a marchinha oficial da campanha para divulgação em eventos, rádios comerciais e comunitárias.
Abaixo estão disponíveis os links, orientações e sugestões para utilização das peças da Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval.
SOBRE A REPRODUÇÃO DE MATERIAIS
Todos os materiais da Campanha são previamente liberados para reprodução. Está liberada a edição do material para inclusão de logomarcas locais e informações adicionais como telefones de contato de Conselhos Tutelares, CREAS, Delegacias especializadas, entre outros equipamentos de proteção. No entanto, o slogan e conteúdo textual/conceitual disponibilizado nas peças não poderá ser alterado. (Repost do site facabonito.org/carnaval )
Kommentare